Whatsapp é para gente educada!
15/06/2021 08:23 em CALDEIRAO GRANDE

 

1. APRESENTE-SE! - Se você vai conversar pela primeira vez com uma pessoa. Apresente-se formalmente, peça permissão para adicioná-la aos seus contatos. Faça isso somente em dias úteis e horários comerciais.

2. ESCREVA CORRETAMENTE! - Utilize as normas da língua portuguesa. A escrita não foi inventada por modismo, mas para os seres humanos se comunicarem. Textos mal escritos e pontuados, com excesso de desenhos (emoticons), imagens, abreviaturas não convencionadas... Geram duvidas interpretações erradas, brigas, confusões, principalmente em grupos de amigos e familiares. 
3. OBJETIVIDADE! - Vá diretamente ao assunto! Ninguém gosta de ler no smartphone textos longos. Reflexão interessante encaminhe-a via e-mail e avise por whatsapp. 
4. ESCREVA! - Os arquivos de áudio e vídeo são práticos, mas nem sempre quem está do outro lado pode ouvir. Reuniões, aulas, atendimentos são algumas das atividades que impedem visualização ou audição da mensagem. 
5. NÃO SEJA IMEDIATISTA! - Não é porque uma pessoa leu sua mensagem que ela é obrigada a responder na mesma hora. Nem sempre é possível. Ela pode estar ocupada ou precisar de algum tempo para lhe dar a resposta que você pediu. 
6. SE FOR URGENTE, LIGUE! - Pode parecer estranho, mas os smartphones fazem ligações telefônicas. O Whatsapp não extinguiu os outros meios de comunicação e ninguém é obrigado a ficar de plantão esperando mensagens. 
7. CONVIDE! - Antes de adicionar qualquer pessoa em um grupo, consulte-a. É uma invasão de privacidade ser adicionado a um grupo sem consentimento, pior, não ter nada a ver com o objetivo grupo. 
8. QUEM? - Veja para quem você envia suas mensagens. É Se você não gosta de determinados assuntos, o mesmo acontece com as outras pessoas. Veja para quem você envia conteúdo, pornográfico, religiosos, mensagens de bom dia, etc.
9. PERFIL DO GRUPO - Consulte o administrador do grupo sobre as restrições de assunto, caso contrário, não seja desagradável ou inconveniente. Respeite o objetivo de cada grupo e tenha desconfiômetro. Grupo de trabalho, familiar, amigos, esporte.... Cada um tem o seu foco. 
10. PARTICULAR - Assuntos de interesse e/ou questões particulares não devem ser tratadas em grupo. Mande sua mensagem no perfil da pessoa com quem você deseja conversar.
11. CHEQUE A FONTE - Não compartilhe nada que você não possa conhecer e provar a origem da informação. Textos, noticias, incêndios, falecimentos, fim do Bolsa família e 13º....., Isso não é engraçado. Demonstra que você é irresponsável e não se importa em prejudicar pessoas.
12. ARQUIVO - Cuidado com o que você guarda no seu celular. Lembre-se, você pode perdê-lo ou ser roubado e sua vida pode ser exposta para o mundo.
13. HORÁRIO. - Se você não tem intimidade com o seu interlocutor, não o importune no horário das 19:00 às 08:00 com mensagens. Só em caso de necessidades. É deselegante! Respeite o horário de descanso dos outros!
14. RESPEITO - O Whatsapp e todas as outras tecnologias existem para facilitar nossa vida e não nos tornarmos dependentes delas. Existe vida ao seu redor. Viva e conviva com as pessoas. Nos jantares, almoços, reuniões, quem esta ao seu lado é mais importante do que qualquer aparelho eletrônico ou rede social. Tudo tem o seu momento e você e o mundo não vão acabar se você não acessar o whatsapp por algum tempo. 
 
COMENTÁRIOS